Topo

Curiosidades sobre o Carnaval

Da Redação

15/02/2021 17h31

Em 2021, fevereiro ficou um pouco menos colorido sem o carnaval, mas as lembranças dos momentos de alegria das festas passadas nos confortam.

Para entrar no clima festivo, mesmo sem muita comemoração, confira 5 curiosidades sobre o Carnaval:

Fantasia

Desde sua origem na Roma, o carnaval é sinônimo de muita festa. Na época, os foliões usavam máscaras, perucas e fantasias para não serem reconhecidos e assim escaparem de possíveis punições. Hoje, o intuito mudou, mas as fantasias continuam sendo um item quase obrigatório para festejar. 

Marchinha de Carnaval

A marchinha "Ó Abre Alas", composta pela brasileira Chiquinha Gonzaga em 1899, é reconhecida como a primeira música de Carnaval e foi feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro.

Ismael Silva na festa da Nossa Senhora da Penha

A primeira escola de samba

Criada em 1928 no bairro de Estácio, no Rio de Janeiro, a primeira escola de samba do Brasil chamava-se "Deixa Falar". No livro "O Pulo do Gato", o autor Márcio Cotrim conta que o termo "escola de samba" foi escolhido por estarem localizados perto de uma escola pública do bairro e o carnavalesco Ismael Silva, um dos fundadores, acreditava que seu grupo formaria professores de samba. 

O maior bloco do mundo

O "Galo da Madrugada", bloco carnavalesco que sai no bairro de São José, em Recife, é considerado pelo Guinness Book o maior bloco de Carnaval do mundo desde 1995. 

O maior Carnaval do mundo

Também avaliado pelo Guiness Book, o Carnaval do Rio de Janeiro é considerado o maior do mundo e atrai cerca de dois milhões de foliões. 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.