Topo

Pão pantaneiro de Daniela Albuquerque

Da Redação

28/02/2021 19h20

 A apresentadora Daniela Albuquerque mostrou na última edição do programa Amaury Jr. sua receita mais apreciada na culinária, o pão que ela faz há muito tempo, desde sua adolescência no Mato Grosso do Sul. 

A repercussão foi tão grande que o Blog dá  a  receita abaixo.
Ingredientes
1 kl de farinha de trigo
30 gramas de fermento biologico seco
250 ml de leite morno
250 ml de água morna
4 ovos
meio copo de óleo
meia colher de sopa de sal
meia xícara de açúcar
Modo de preparo:
Em uma tijela , coloque a farinha é o fermento , misturado bem. Faça  uma abertura no centro da farinha ( já misturada ao fermento) e coloque 3 ovos inteiros.
Mexendo devagar , vá acrescentando o sal, o açúcar, o óleo,  o leite morno e a água também morna . Com uma colher ( melhor se for de pau) vai misturando a farinha aos ingredientes. Quando a massa estiver bem uniforme e solta dentro da tijela , retire , coloque em uma superfície plana com uma leve camadas de farinha e amasse , sovando com as mãos até que fique ao ponto de ser aberta com um rolo de macarrão. Antes de abrir , divida 'a massa em três partes . Cada uma dará para um pão grande. Abra a massa até a espessura de mais ou menos um centímetro e enrole como se faz com rocambole.
Coloque os pães na assadeira ( untada com manteiga e salpicada de farinha ), cubra com um pano grosso e deixe-os para crescer por 1 hora.
Antes de colocar no forno , separe a clara da gema do ovo que sobrou e utilize a gema passando-a sobre os pães . Deixe -os assar por um hora, com forno em temperatura de 180 graus.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.