Topo

Ligia Kogos responde: cremes milagrosos, botox e câncer de pele

Da Redação

12/03/2021 17h40

Ligia Kogos

1- Quais os cremes milagrosos que podemos comprar e usar?

O ideal seria pedir orientação para um dermatologista para que ele pudesse indicar o que fosse mais adequado à sua idade e necessidades. Enquanto isso não acontece, procure comprar cremes que contenham ativos consagrados que possam hidratar em profundidade, tenham a capacidade de estimular o colágeno e sejam capazes de promover aspecto bonito e homogêneo.

São eles: Uréia, Ácido Glicólico, Glycans (Pentaglycan, palmitato de retinol, ácido lático, ceramidas, Pca- Na, estradiol (sob prescrição médica), ácido hialurônico, Lipossomas de colágeno e vitaminas, Vitamina E, Instensyl, Argatensyl, Vitamina C , Vc Pmg , talasferas de Vitamina C, etc. 

2 – As mulheres envelhecem mais rápido do que os homens. Isso é verdade?

Sim, a pele masculina mantém os teores de colágeno por mais tempo do que a feminina. As mulheres iniciam grande perda a partir da menopausa. Deve-se levar em conta que peles morenas, negras e asiáticas contém mais colágeno comparadas às peles muito claras e, com isto, são mais firmes. A reposição hormonal, seja via sistêmica ou local, promove a manutenção dos teores de colágeno na pele promovendo maior firmeza e menor vulnerabilidade às rugas.

3- A partir de que idade pode usar Botox?

A toxina botulínica pode ser usada em qualquer idade dependendo da finalidade,  que muitas vezes é terapêutica e corretiva. Serve, inclusive, para corrigir assimetrias, cicatrizes, disfunções, excesso de transpiração, etc.

4- O botox só serve para rosto e pescoço? 

Como citado acima, são muitas as indicações de aplicação de toxina botulínica. Lembremos da aplicação em axilas e fronte para diminuir a quantidade de suor de transpiração, condição chamada de Hiperidrose.     

Para Bruxismo, excesso de tensão nos músculos mandibulares, que afetam os dentes e causam dores na região do contorno do rosto e pescoço causando também um aumento da musculatura, bastam algumas gotas estrategicamente aplicadas nos músculos mandibulares para resolver o problema que antes necessitava de incômodos dispositivos dentários noturnos. 

O arrebitamento do nariz é outra indicação pouco divulgada. Suavização da  hipertrofia de músculos orbiculares, em torno dos olhos, que dão um aspecto de olhos congestionados, também é de muita utilidade.

5 – O colágeno está na moda. É melhor tomar ou passar?

O colágeno é uma molécula grande demais para passar pela pele, portanto não adianta usar colágeno em cremes e loções. O colágeno tomado via oral, em pó, pode favorecer as articulações conforme demonstrado em alguns trabalhos científicos. Por correlação, há uma tendência em acreditar que a ingestão de colágeno pode ser útil a despeito de nada ter sido evidenciado neste sentido.

Sabe-se que pessoas desnutridas, veganas e exclusivamente vegetarianas podem  ter tendência a menor firmeza da pele e rugas. Ao lado disso, sabemos com evidências inegáveis, que a reposição hormonal estrogênica, sistêmica ou local, ativos como ácido retinóico, aplicações de lasers, peelings e injeções intradérmicas de ácido Hialurônico e ácido Poli-L Lático (Sculptra) estimulam formação de novo colágeno. 

 

6- Sobre câncer de pele: só se manifesta em pintas e verrugas? Como podemos detectar? Há diferença entre uma  pinta normal e uma cancerosa? 

Não, os cânceres de pele não se manifestam apenas em pintas e verrugas. Podem assumir aspectos  variados: nódulos rosados, placas róseas ou avermelhadas, asperezas que não regridem, manchas, cores diferentes na mesma lesão, pintas, etc. Deve-se ficar atento a lesões que nunca cicatrizam, que sangram, têm sintomas, dor, ardor, crescimento, mudança de contorno, formato, coloração, irregularidade de contornos, etc.

Pintas com diversidade de cores na mesma lesão,  sangramento, contornos irregulares, escoriações, manchas brancas em meio à cor preta, crescimento súbito, entre outros, são sinais de alerta. 

7 – Estados emocionais como estresse, ansiedade, depressão e toques podem causar reações cutâneas?

Sim. Nestes estados, ocorrem alterações bioquímicas com aumento de um hormônio do grupo dos corticóides, chamado ACTH. Isto determina o aparecimento de algumas doenças dermatológicas, tais como quedas de cabelo, infecções do tipo folículite, piodermite, transpiração excessiva, a hiperidrose, alopécia areata, eczemas, alergias, urticárias, caspa, etc.

8 – Existe tratamento para estrias?

Sim. Cremes com ácido Glicólico, retinóico, lasers e preenchimentos.

9 – Qual o tratamento para micose de unhas?

Usamos cremes com substâncias capazes de atacar os fungos e comprimidos antifúngicos.  

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.