Topo

The Beatles - Quem foi Eleanor Rigby?

Da Redação

10/04/2021 09h11

"Eleanor Rigby" é o título de uma clássica canção da banda The Beatles, mas os fãs sempre se perguntam se essa tal mulher realmente existiu, ou é apenas um personagem? Paul McCartney, autor da música, contou em entrevistas que inicialmente tinha o nome Daisy Hawkins em mente, mas depois mudou para Eleanor em homenagem à atriz Eleanor Bron, que estrelou o filme "Help!" com a banda. Já o sobrenome veio de uma loja que Paul visitou e pensou que soaria bem na música.

 "Eu simplesmente gostei do nome", disse ele em 1984. "Eu estava procurando um nome que soasse natural. Eleanor Rigby soa natural."

Lápide de Eleanor Rigby

Apesar da confirmação de que Eleanor é apenas uma personagem fictícia, a BBC noticiou que há um túmulo em Liverpool pertencente a uma Eleanor Rigby que faleceu em 1939. O cemitério está localizado na região de Woolton no terreno de uma igreja que possivelmente foi frequentada, no final de 1950, por Paul McCartney e John Lennon, que também é creditado na música por contribuições posteriores. 

Igreja de St. Peter, em Woolton, onde está o túmulo de Eleanor Rigby

Depois de questionado, McCartney admitiu que pode ter realmente visto a lápide e guardou o nome em seu subconsciente, por isso achou que combinava com a melodia, mas a música não tem nenhuma relação com a "verdadeira" Eleanor Rigby, cuja história ele desconhece. Apesar do túmulo ser apenas uma coincidência, o local já virou atração turística entre os fãs da banda. 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.