PUBLICIDADE
Topo

Blog do Amaury Jr.

Por que Amsterdã tem tantas casas tortas?

Da Redação

28/04/2021 15h31

Ao visitar Amsterdã, é possível reparar diversos prédios e casas tortas. Embora a inclinação para frente tenha suas razões históricas, elas também se inclinam para o lado e parecem que vão cair a qualquer momento. Os guias turísticos e os livros têm todo o tipo de explicações, e apesar de não existir uma oficial, existe a teoria mais provável. 

Todas as casas em Amsterdã estão assentadas em estacas, perfuradas a metros de profundidade no solo úmido. Atualmente, o assoalho é preenchido com cimento para torná-los mais resistentes, mas antigamente não funcionava assim.

As casas eram construídas com estacas de madeira para que os edifícios não afundassem no solo pantanoso do local, que resume-se em 11 metros de turfa e argila antes de atingir uma camada grossa de areia. Na maioria dos casos, a madeira era de menor qualidade, o que faz com que os edifícios afundem no solo de maneira desigual.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.