Topo

A misteriosa "cidade" subaquática no Japão

Da Redação

31/05/2021 19h12

A pouco mais de 25 metros de profundidade, nas ilhas Rykyu, no sul do Japão, um mergulhador fez uma descoberta surpreendente para a arqueologia subaquática: o Monumento Yonaguni, uma grande estrutura semelhante à uma pirâmide.

Descoberto em 1987, o monumento mede 50 metros de comprimento e 20 metros de largura e é considerado um dos locais subaquáticos mais incomuns do mundo. Um  grupo de cientistas liderado pelo geólogo Masaaki Kimura, da Universidade de Ryukyu, começou a investigar a pirâmide e acredita-se que tenha mais de 10 mil anos, mas a sua origem ainda não está clara.

Embora sua criação não esteja definida, existem algumas teorias: alguns acreditam que são os restos de uma civilização antiga do Pacífico, possivelmente construída pelo povo pré-histórico Jomon que habitava essas ilhas em 12.000 aC. Outros dizem que o local se assemelha a formações naturais, como a Calçada dos Gigantes, na Irlanda, cujas colunas foram formadas por uma erupção vulcânica há milhões de anos.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.