#TBT - Os pneus iluminados dos anos 60
No início dos anos 1960, William Larson e Anthony Finelli, dois funcionários da fabricante de pneus Goodyear, trabalharam juntos para criar os primeiros pneus de neotano para automóveis do mundo. Neotano é o nome do composto inventado pelo químico alemão Otto Bayer que possui a característica de ser translúcido. O material versátil permitiu à Goodyear construir um pneu que brilha através de 18 lâmpadas minúsculas instaladas no interior do pneu que poderiam ser acesas pelo motorista e eram alimentadas pela bateria por meio de fios visíveis na roda.
Infelizmente, alguns fatores impediram que o pneu fosse comercializado. Além do custo de produção e manutenção serem altos, sua praticidade era questionável. Depois de apenas alguns quilômetros, o desgaste e a sujeira das estradas cobririam os pneus tornando o brilho inútil.
Acima de tudo, o problema era a segurança. Os pneus de neotano não se saíram muito bem em condições de chuva e ao dirigir em altas velocidades, pois não resistiram a freadas bruscas. Após 10 anos em desenvolvimento, a Goodyear decidiu descartar o projeto sem nunca levar os pneus ao mercado. Provavelmente, a empresa poderia ter feito o projeto funcionar ajustando a fórmula e o processo de fabricação, mas eles decidiram continuar apenas com os pneus comuns.
Por: Celina Ferreira
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br