Topo

De Londres, Rosy Verdi - Beatles Mugs

Da Redação

08/06/2021 15h32

Como muitas pessoas em todo o mundo, os britânicos também têm seus objetos de estimação. Como por aqui há muitos apreciadores de cerveja e chá, nada mais natural que artefatos como xícaras e canecas sejam muito valorizados e que tenham grande valor afetivo para seus donos.

Há muitos colecionadores e eventualmente encontramos em leilões e lojas especializadas itens que nos deixam perplexos, quer por seu valor ou por sua beleza e delicadeza. O que muitas pessoas não sabem é que podem ter em sua prateleira uma pequena fortuna tomando poeira.

Os chamados Toby Jugs são pequenas canecas que os ceramistas britânicos começaram a produzir em meados do século 18. Acredita-se que o nome tenha surgido a partir de Henry Elwes, um homem de Yorkshire que ganhou o apelido de Toby Philpot por passar longos períodos bebendo em pubs. Dizem que ele bebeu milhares de litros de cerveja em sua vida.

 

Toby Jug e outros artefatos de cerâmica sempre foram itens populares no Reino Unido, mas está havendo um aumento do interesse, principalmente no exterior. O charme não é apenas sua estética única, mas o fato de retratar personagens interessantes da vida cotidiana e da história.

Segundo Bob Moores, proprietário da Nest Egg Antiques, um revendedor especializado, o Toby Jug deve mostrar todo o corpo – da cabeça aos pés. Uma representação apenas da cabeça e dos ombros é chamada uma  "caneca de personagem" e tende a ser menos valiosa.

No entanto, um conjunto de canecas representando os Beatles foi vendido por mais de 6 mil libras no início do ano. Estes itens foram produzidos pela Royal Doulton, uma fabricante inglesa de cerâmica e acessórios para casa, fundada em 1815. Estas canecas foram projetadas para serem produzidas em massa, mas inexplicavelmente, foram produzidas poucas unidades. Daí a sua raridade e valor.

Você saberia dizer quem é quem? A pergunta faz sentido, pois alguns dizem que a semelhança poderia ser maior… mas, afinal, estamos falando de arte. (confira suas respostas no final)

 

Acompanhando esta tendência, itens da coleção de líderes, feitas pela Royal Doulton, com 30 canecas representando líderes mundiais como Winston Churchill, que foi vendida por 21 mil libras. A relação também inclui o ex-presidente John Kennedy, dentre outros.

Veja algumas fabulosas e valiosas peças:


Almirante Lord Rodney – Comandante da Marinha Britânica na Guerra da Independência Americana, feita em 1785 e atribuída ao ceramista Jacob Marsh de Staffordshire. Sabe-se da existência de apenas uma dúzia. Esta foi vendida na Bonhams em dezembro por 65 mil libras.

 

Tailor Toby – Esta outra interessante peça do final do século 18 foi vendida em 2009 por um preço recorde de 36 mil libras. Mostra o personagem passando algumas roupas.

Outro belo exemplar é esta representação de Ralph Wood Lord Howe Toby (cerca de 1780) vendida nas salas de leilão Diss dos leiloeiros T W Gaze por um pouco mais de 5.500 libras. 

Por último, mas não menos importante, é esta representação de Martha Gunn (1726-1815), uma das mulheres mais famosas da história da cidade de Brighton, chamada de Queen of the Dippers ("Rainha dos banhos ou das banhistas", em tradução livre). Ela ajudava os banhistas que acorriam à cidade – conhecida como a praia de Londres –  com seu profundo conhecimento do mar e do clima, e uma capacidade de interpretar as ondas, garantindo que seus clientes estivessem seguros, não escorregassem ou pior.

Esta excelente caneca Martha Gunn Toby foi vendida nos leiloeiros Bearnes Hampton & Littlewood, por um valor de pouco menos de 6.000 libras.

  Se você não é um colecionador de primeiro time, mas aprecia arte, vai encontrar atraentes e belas canecas e xícaras na Fortnum & Mason, Selfrieds, House of Fraser e na Harrods, além de outras lojas especializadas.

Vindo a Londres, vale uma visita.

Mais informações, confira abaixo e veja também se você acertou sobre os Beatles:

  • Nest Egg Antiques – especializada em cerâmica inglesa antiga de 1740-1840, incluindo Toby Jugs.
  • Selfrieds – Eleita a melhor loja de departamentos do mundo, tem as últimas coleções de designers, brinquedos e presentes obrigatórios para toda a família.
  • Harrods – Você encontrará mais de 5000 marcas, designers de lojas de moda e acessórios, beleza de luxo, joias e relógios finos, alimentos, móveis e muito mais.
  • House of Fraser – grupo de lojas de departamentos britânico com 44 lojas em todo o Reino Unido. Foi estabelecido em Glasgow, Escócia em 1849.

 Confira as respostas sobre os Beatles: 

1- Paul MacCartney

2- Ringo Star

3- John Lennon

4- George Harisson

 

 

 

 Por: Rosy Verdi

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.