Topo

As plantas que brilham quando são estressadas

Da Redação

13/06/2021 09h06

Uma equipe de pesquisadores da Hebrew University of Jerusalem (Universidade Hebraica de Jerusalém) conseguiu modificar geneticamente plantas de batata para brilhar sob câmeras fluorescentes quando estressadas por vários fatores. Um dos maiores desafios da agricultura moderna é reagir aos fatores de estresse antes que seja tarde demais. Normalmente, quando os sintomas de que tem algo de errado aparecem, já é tarde demais para fazer qualquer coisa a respeito, mas os cientistas esperam corrigir esse grande problema com a ajuda da manipulação genética avançada.

Os pesquisadores conseguiram trabalhar na solução do problema introduzindo um novo gene na planta que, quando afetada por estresse físico (falta de água, clima frio, falta de luz solar, etc), ela brilha sob uma câmera fluorescente. Quanto mais estresse uma planta sofre, mais forte é seu brilho. Os pesquisadores optaram por manter os estudos apenas nas plantas de batata, pois elas representam 40% das exportações de Israel, mas eles acreditam que a nova descoberta pode ser expandida para outras plantas no futuro.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.