PUBLICIDADE
Topo

Blog do Amaury Jr.

Você sabia? - Fatos curiosos sobre o Taj Mahal

Da Redação

15/07/2021 18h07

O Taj Mahal não é apenas um ícone da arquitetura indiana, mas também do mundo. O monumento foi concebido como uma espécie de história entre um imperador e sua esposa. Foi criado por Shah Jahan, o quinto imperador Mughal que governou de 1628 até 1658 e hoje é uma das 7 maravilhas do mundo.

Conheça 5 fatos curiosos sobre o Taj Mahal:

Retrato de Mumtaz Mahal

Foi construído a partir do amor

Shah Jahan construiu o Taj Mahal para abrigar o túmulo de sua amada esposa Mumtaz Mahal. Ela era sua terceira esposa, embora eles estivessem noivos quando ele tinha 15 anos e ela 14. Eles tiveram que esperar cinco anos para se casar, graças a uma data de sorte escolhida por astrólogos da corte. Nesse intervalo de tempo, Shah Jahan se casou com outra mulher. 

O longo casamento deles gerou 14 filhos e os observadores da corte não mediram esforços para escrever sobre sua devoção um ao outro. Mumtaz morreu aos 38 anos de idade, após uma hemorragia pós-parto. Diz-se que o imperador ficou arrasado com essa perda. Originalmente, seu corpo foi colocado em outro lugar, mas mais tarde foi colocado para descansar no Taj Mahal, uma vez que foi concluído.

Foi preciso um exército para construí-lo

Como o Taj Mahal precisava ser adequado à presença de Mumtaz Mahal, cada detalhe foi executado meticulosamente. Cerca de 22 mil pessoas trabalharam na construção do monumento. Mais de mil elefantes foram usados ​​para trazer materiais de construção, que foram então transportados por bois por uma rampa de terra de 14 quilômetros criada para o projeto. 

O projeto foi caro

Dada a mão de obra necessária para dar vida ao Taj Mahal, não há dúvida de que o projeto foi caro. Materiais luxuosos foram trazidos de toda a Ásia e Índia, isso inclui grandes quantidades de mármore branco trazido de Makrana, bem como 28 variedades de pedras preciosas. Quando foi totalmente concluído em 1653, o custo estimado na época era de 32 milhões de rúpias indianas. Em 2021, isso se converte em cerca de 70 bilhões de rúpias indianas (US$ 916 milhões).

Simetria é o segredo

O Taj Mahal é um edifício perfeitamente simétrico. Como é típico da arquitetura criada sob Shah Jahan, o complexo é organizado em simetria bilateral que corre ao longo de um eixo central.

Leis especiais o protegeram

Dada a sua importância, não deve ser surpresa que o governo da Índia seja ferozmente protetor do Taj Mahal. Ao longo da história, foram tomadas medidas especiais para garantir a sua segurança contra ameaças humanas e naturais. Durante a Segunda Guerra Mundial, andaimes especiais foram erguidos para disfarçar o prédio e protegê-lo de ataques aéreos.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.