PUBLICIDADE
Topo

Blog do Amaury Jr.

Você sabia? - Fatos curiosos sobre a Grande Muralha da China

Da Redação

19/07/2021 18h06

A Grande Muralha da China atrai milhões de visitantes de todo o mundo. As imensas fortificações foram inicialmente construídas para proteger os territórios da China e também foram usadas como depósito alfandegário ao longo da Rota da Seda para manter a ordem na fronteira.

Confira 5 fatos curiosos sobre a Grande Muralha da China:

Mapa da construção da Grande Muralha da China

A estrutura mais longa já feita pelo homem

A Grande Muralha da China é a estrutura mais longa já feita, com 21.196 quilômetros de comprimento. A próxima maior estrutura feita pelo homem no mundo é a Grande Muralha de Gorgan – construída no Irã no século V ou VI – que se estende por menos de 200 quilômetros. Portanto, é seguro dizer que a Grande Muralha da China manterá seu título por muito tempo.

Não é uma parede contínua

Embora o nome dê a impressão de que estamos falando de uma linha contínua, esse não é o caso. Na verdade, o que é conhecido como monumento único é um sistema de fortificações que foram construídas por diferentes dinastias. Muitas dessas paredes correm paralelas umas às outras e nem todas essas fortificações incluem paredes reais. Trincheiras e barreiras naturais como rios e colinas também são consideradas parte da Grande Muralha da China.

Os condenados eram obrigados a trabalhar na muralha

Mais de 1 milhão de pessoas trabalharam no monumento, incluindo civis, prisioneiros de guerra, soldados e condenados. Os condenados foram forçados a trabalhar como operários, especialmente durante as dinastias Qin e Han por crimes que iam de assassinato a sonegação de impostos.

Está desaparecendo lentamente

A manutenção de algo tão grande é muito difícil, por isso, estima-se que 30% da estrutura da Dinastia Ming já tenha desaparecido com as marcas do tempo. Um relatório de 2014  afirmou que menos de 10% do monumento pode ser classificado como em boas condições, enquanto 74% foi classificado como em mau estado.

Não pode ser visto do espaço

Um mito popular sobre a Grande Muralha da China é que ela pode ser vista do espaço, mas a NASA afirmou que é apenas uma lenda. Os astronautas confirmaram várias vezes que simplesmente não é o caso. A Grande Muralha da China não é visível a olho nu, mesmo na órbita baixa da Terra. Uma coisa que impede sua visibilidade são os materiais de que foi feito.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.