PUBLICIDADE
Topo

Blog do Amaury Jr.

Como a cerimônia de abertura das Olimpíadas mudou ao longo dos anos

Da Redação

23/07/2021 12h34

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos foi realizada nesta sexta-feira (23) e, para entrar no clima das Olimpíadas de Tóquio, confira como a cerimônia de abertura das Olimpíadas mudou ao longo dos anos:

1906 – Atenas, Grécia

A tradição das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas remonta à Grécia antiga. Desde as primeiras Olimpíadas em 1896, o país anfitrião replicou essas cerimônias. Membros de várias famílias reais europeias desfilaram pelo estádio durante os Jogos Olímpicos de 1906 em Atenas.

1908 – Londres, Reino Unido

A primeira vez que os atletas marcharam atrás da bandeira de seu país foram nos Jogos Olímpicos de 1908 em Londres.

1920 – Antuérpia, Bélgica

As mulheres foram autorizadas a participar das Olimpíadas pela primeira vez na edição de 1920. Elas só podiam competir em cinco esportes: tênis, croquet, hipismo, vela e golfe.

1948 – Londres, Inglaterra

Ao sediar os Jogos Olímpicos de 1948, a Inglaterra decidiu exibir uma citação encorajadora do educador e historiador francês Pierre de Coubertin, que também foi o fundador do Comitê Olímpico Internacional. A mensagem dizia: "A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas competir. O essencial da vida não é conquistar, mas lutar bem."

1960 – Roma, Itália

Os VIPs estão sempre presentes nas cerimônias de abertura das Olimpíadas. Mas, à medida que o mundo entrava na era dos tablóides, espectadores glamorosos muitas vezes roubavam os holofotes dos atletas. Em 1960, Elizabeth Taylor e seu quarto marido, Eddie Fisher, foram fotografados nas arquibancadas da arena olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Verão em Roma.

1968 – Cidade do México, México

Multidões sobem em cima da placa olímpica do México durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México. Isso marca a primeira vez que as Olimpíadas foram transmitidas em cores.

1980 – Moscou, Rússia

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos lideraram o boicote às Olimpíadas de Verão de 1980. 65 países no total não enviaram atletas aos jogos. 

2012 – Londres, Inglaterra

A Rainha Elizabeth faz comentários na cerimônia de abertura de 2012 em Londres. Isso foi momentos depois que os organizadores criaram uma introdução divertida com o personagem de 007 e fez parecer que a matriarca chegou saltando de paraquedas no estádio.

2016 – Rio de Janeiro, Brasil

Dançarinos da cerimônia de abertura no Rio de Janeiro apresentaram "Pindorama: o Nascimento da Vida", um show que representou o início da Floresta Amazônica.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.