PUBLICIDADE
Topo

Blog do Amaury Jr.

Você sabia? - 10 fatos curiosos sobre o prédio mais alto do mundo

Da Redação

27/07/2021 18h22

O Burj Khalifa, em Dubai, detém o recorde de prédio mais alto do mundo, com impressionantes 828 metros. Por ser um grande marco da arquitetura, o local com certeza estará repleto de histórias interessantes. Confira 10 fatos curiosos sobre o Burj Khalifa:

1) A quantidade de concreto usada no prédio é equivalente a cerca de 100 mil elefantes.

Para atingir uma altura tão impressionante, o Burj Khalifa consumiu muito material de construção, incluindo vidro, aço, concreto e muito mais. O peso do concreto sozinho é igual ao peso de cerca de 100 mil elefantes.

2) Uma equipe de limpeza leva até 3 meses para limpar cada painel de vidro.

O Burj Khalifa é coberto por um vidro brilhante. Para manter tudo limpo, uma equipe de limpeza leva até 3 meses para higienizar todos os painéis.

3) Durante a construção, até 12 mil operários estavam no local por dia.

Muitos desses trabalhadores eram especialistas e artesãos que operavam em trabalhos detalhados. Outros estavam ajudando a construir a estrutura gigante o mais rápido possível. No total, demorou quase seis anos para ser concluído.

4) O sol se põe duas vezes no Burj Khalifa.

É possível assistir ao pôr do sol nos andares inferiores do Burj Khalifa e, em seguida, subir até a torre de observação para vê-lo se pôr pela "segunda vez".

5) Comparação com outros monumentos

Para ter uma ideia do seu tamanho, o prédio é três vezes mais alto que a Torre Eiffel e quase duas vezes mais alto que o Empire State Building.

6) O design foi inspirado pela flor Hymenocallis.

Como muitas estruturas populares, o projeto do Burj Khalifa foi inspirado pela natureza. O núcleo central rodeado por outros núcleos se assemelham à flor.

7) O Burj Khalifa tem o elevador mais rápido do mundo.

Para dar conta de 163 andares, o prédio conta com 57 elevadores que percorrem o edifício em uma velocidade de 10 m/s. Estes são considerados os elevadores mais rápidos do mundo.

8) Cerca de 10 mil pessoas estão no Burj Khalifa a qualquer momento.

O Burj Khalifa pode abrigar 35 mil pessoas ao mesmo tempo. Mas com todas as pessoas que vivem e trabalham no arranha-céu, há cerca de 10 mil pessoas no prédio a qualquer momento.

9) O Burj Khalifa tem o restaurante mais alto do mundo.

O 'At.mosphere Grill & Lounge' está localizado no 122º andar do prédio e é considerado o restaurante mais alto do mundo.

10) Não será o prédio mais alto do mundo por muito tempo.

O Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo com impressionantes 828 metros, mas não irá manter o título por muito tempo. A Jeddah Tower, na Arábia Saudita, está planejada para ser o próximo edifício mais alto do mundo, com uma altura planejada de 1.000 metros.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.