PUBLICIDADE
Topo

Blog do Amaury Jr.

#TBT - A evolução do biquíni ao longo dos anos

Da Redação

29/07/2021 13h39

As máquinas de banho foram criadas para dar privacidade às mulheres que estavam vestindo seus maiôs. (Foto: Getty Images)

Os trajes de banho percorreram um longo caminho passando por diversos estilos até chegar nos biquínis e maiôs que conhecemos hoje. Em 1800, os maiôs eram normalmente chamados de "batas de banho" e eram vestidos longos que não mostravam muita pele. Batas de banho tinham saias longas e às vezes pesos eram costurados nas bainhas para que o tecido não flutuasse quando submerso na água.

(Foto: Getty Images)

No início dos anos 1900, os calçados de banho também eram populares e protegiam os pés de vidros quebrados ou conchas. Às vezes, as mulheres os tornavam mais elegantes adicionando fitas ou laços. Na mesma época, as toucas de banho também se tornaram populares para proteger o penteado.

Novos designs de maiôs começaram a ser desenvolvidos. (Foto: Getty Images)

Também era comum combinar o maiô com o lenço na cabeça. (Foto: Getty Images)

Os maiôs inspirados em marinheiros tornaram-se populares no início do século XX, assim como os casacos de banho. Geralmente, as mulheres o tiravam apenas para entrar na água e o vestiam novamente logo depois. 

Uma policial verificando se a mulher violou algum regulamento relacionado ao maiô. (Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Por volta de 1910, os maiôs tornaram-se mais curtos e mais justos. Já em 1920, os decotes ficaram maiores. As mulheres começaram a ter regulamento sobre trajes de banho. Em algumas partes dos EUA, policiais patrulhavam as praias, às vezes usando fita métrica para medir certas partes da roupa de uma mulher e, caso acreditasse que ela estava exibindo pele demais, ela poderia ir para a cadeia.

O "maiô de duas peças" popularizado em 1946. (Foto: Getty Images)

Os maiôs e biquínis coloridos entraram na moda nos anos 70. (Foto: Getty Images)

Os maiôs inteiros começaram a parecer vestidinhos na década de 1940. O designer francês Louis Reard criou um ousado maiô de duas peças que mais tarde seria conhecido como o primeiro biquíni em julho de 1946. Na década de 1970, os trajes de banho se tornaram mais reveladores e parecidos com o que vemos hoje. 

 

 

 Por: Celina Ferreira

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.