Topo

10 museus com arquiteturas extraordinárias

Da Redação

04/08/2021 18h45

Normalmente, as pessoas vão a museus para visitar o seu interior e o seu exterior acaba não ganhando muita atenção. Pode ser que a arquitetura mais simples vista de fora esconda a surpresa dos tesouros que um museu guarda, mas às vezes o exterior é tão impressionante quanto o conteúdo interno.

Confira 10 museus ao redor do mundo cujas arquiteturas são verdadeiras obras de arte:

Museu de Astronomia de Xangai – China

Projetado por Thomas J. Wong, o edifício não tem linhas retas ou ângulos retos para refletir as formas das órbitas e a geometria do cosmos. Este é o maior museu de astronomia do mundo e nele os visitantes podem explorar instrumentos e artefatos relacionados à astronomia. Ele também tem um telescópio solar de 24 metros de altura e um observatório.

Museu Histórico do Estado – Rússia

O museu foi fundado em 1872 e está localizado na Praça Vermelha, em Moscou. Projetado por Vladimir Osipovich Sherwood, o museu histórico tem o objetivo de preservar o passado da Rússia.

Museu Do Amanhã – Brasil

Inaugurado em 2015 no Rio de Janeiro, a estrutura do museu de ciências foi construída de acordo com os projetos do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Seu formato foi inspirado nas bromélias, que são uma atração do Jardim Botânico da cidade.

Museu de Arte Islâmica – Catar

O local conta com um grande acervo de peças datadas em 1.400 anos. Fundado em 2008, o museu possui trabalhos em metal, cerâmica, joalharia, madeira, têxteis, vidro e manuscritos.

Museu Erawan – Tailândia

O museu em Bangkok foi inaugurado em 2003 e é muito conhecido por sua forma de elefante de três cabeças. O animal é feito de bronze e pesa 250 toneladas. E parte do museu está, na verdade, no elefante. Também há coisas interessantes para ver lá dentro: vasos chineses das dinastias Ming e Qing, artes como a cerâmica da Europa, relíquias e estátuas de Buda.

Museu Guggenheim Bilbao – Espanha

O museu de arte contemporânea foi inaugurado em 1997 e ainda é um dos maiores do país. O arquiteto deste design inovador foi Frank Gehry. É todo coberto por 33 mil folhas de titânio extremamente finas que, para alguns críticos, se assemelham a escamas de peixes, o que é apropriado por ser construído ao longo do rio Nervión.

Milwaukee Art Museum – Estados Unidos

O museu foi inaugurado em 1888 e agora reúne uma coleção de 30 mil obras de arte. A parte mais interessante do museu é o Pavilhão Quadracci projetado por Santiago Calatrava e inaugurado em 2001. O prédio tem alas móveis que mudam de posição dependendo da hora do dia para fornecer sombra.

Museu do Futuro – Emirados Árabes Unidos

Localizado em Dubai, o museu deve ser inaugurado ainda este ano. O edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura Killa Design. Tem 77 metros de altura e está coberto de versos de um poema do governante Sheikh Al Maktoum.

Art Gallery of Alberta – Canadá

O arquiteto escolhido para projetar um edifício para a galeria foi Randall Stout. As curvas do aço inoxidável têm o objetivo de se parecer com as luzes do norte, características de Alberta. A coleção da galeria concentra-se em obras que incluem esculturas, pinturas e fotografias, criadas em Alberta ou no oeste do Canadá e a maioria delas produzidas após a década de 1950.

Centro Heydar Aliyev – Azerbaijão

Inaugurado em 2012 na capital do Azerbaijão, Baku, foi batizado como uma homenagem a Heydar Aliyev, o primeiro secretário do Azerbaijão soviético (1969-1982) e presidente da República do Azerbaijão (1993-2003). O centro possui uma sala de conferências, uma galeria e um museu.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.