Topo

Machu Picchu pode ser 20 anos mais antigo do que se pensava

Da Redação

09/08/2021 13h39

Machu Picchu, a cidade Inca do século 15 no Peru, foi ocupada décadas antes do que se acreditava, segundo novos estudos feitos por pesquisadores. De acordo com um comunicado de imprensa publicado pela Universidade de Yale, uma equipe liderada pelo arqueólogo de Yale Richard Burger e pesquisadores de várias outras instituições dos Estados Unidos usaram uma forma avançada de datação para datar restos humanos encontrados no início de 1900. Os resultados foram publicados na revista Antiquity.

O estudo sugere que a cidadela estava em uso décadas antes do que se pensava anteriormente, por volta de 1420 a 1530. Com base em documentos históricos, os estudiosos acreditavam que Machu Picchu foi erguido entre 1440 e 1450. "Este é o primeiro estudo baseado em evidências científicas para fornecer uma estimativa para a fundação de Machu Picchu e a duração de sua ocupação, dando-nos uma imagem mais clara das origens e da história do local", disse Burger em comunicado à imprensa.

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.