Topo

Como os animais veem o mundo?

Da Redação

04/09/2021 13h02

Imaginar como os animais veem o mundo ao seu redor é uma curiosidade, e o site HomeAdvisor criou um projeto apenas para responder a essa pergunta. Depois de muitas pesquisas para descobrir como os animais enxergam o ambiente, o site criou imagens representando a visão de 7 animais diferentes.

Visão humana. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Reprodução da visão de um cachorro. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Os cães veem poucas cores. Eles enxergam tudo em tons pastéis, com combinações suaves de cores filtradas por seus olhos de dois cones ópticos: azul e amarelo.

Visão humana. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Reprodução da visão de um gato. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Os gatos possuem excelente visão noturna. Os felinos também têm uma visão mais ampla do que os humanos, mas não tanto quanto a de um cachorro. Em relação às cores, os gatos enxergam o que estaria "entre os humanos e os cachorros".

Visão humana. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Reprodução da visão de um peixe-dourado. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Os peixes-dourados possuem a capacidade de ver a luz ultravioleta, o que ajuda a enxergar na água. A lente "olho de peixe" usada em fotos não foi batizada à toa. Os peixes realmente enxergam o mundo dessa forma.

Visão humana. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Reprodução da visão de uma cobra. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

A visão das cobras é ruim à luz do dia, mas durante a noite ela melhora consideravelmente. Algumas espécies possuem visão infravermelha, coletando dados que resultam em uma imagem semelhante a imagens térmicas.

Visão humana. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Reprodução da visão de uma aranha. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

As aranhas confiam mais em suas patas para "enxergar". Sua visão é fraca e sensível à cor.

Visão humana. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Reprodução da visão de um papagaio. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Os pássaros dependem muito de um sistema visual altamente eficaz, e os papagaios podem ver gamas de cores UV, azul, verde e vermelho. A cor violeta na imagem foi usada para representar a cor ultravioleta, que não é visível para os humanos. Os papagaios tem uma cobertura de quase 300 graus, mas visão monocular, o que significa que um olho foca em uma coisa enquanto o outro vagueia.

Visão humana. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Reprodução da visão de um camaleão. (Foto: Home Advisor/Reprodução)

Os camaleões veem muitas cores, mas pouco contraste. Eles podem ver um campo total de visão de 342 graus.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.