Estilista de 69 anos faz peças com tecido de folha de abacaxi para Chanel

Extração de fibras de folhas de abacaxi.
A estilista espanhola Carmen Hijosa, aos 69 anos, trocou o momento em que poderia estar aproveitando sua aposentadoria para investir no seu trabalho inovador. Carmen criou um tecido parecido com couro a partir de fibras de folhas de abacaxi. Hijosa está trabalhando nisso há 12 anos, mas passou toda a sua vida no mundo da moda.
Sua empresa, Piñatex, trabalhou com mais de 3 mil marcas em todo o mundo, incluindo Hugo Boss, Chanel, Mango e Ecoalf. Em 2016, quando lançou seu primeiro protótipo, obteve um lucro de US$ 363.000. Desde então, a empresa dobrou seus lucros ano após ano com o novo tecido.

Sandálias feitas com fibras de folhas de abacaxi.
No final dos anos 90, Carmen começou a trabalhar no Centro de Design das Filipinas, e lá entrou em contato com fazendeiros, conversou com tecelões e então começou a aprender sobre as propriedades das folhas de abacaxi.

Coleta de folhas nas Filipinas.
Carmen notou que as fibras são finas, mas fortes e flexíveis, então poderia fazer uma malha com elas. Depois de muito estudo, chegou ao produto final em 2016 que hoje é usado por muitas grifes famosas.
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br