PUBLICIDADE
Topo

Blog do Amaury Jr.

Estilista de 69 anos faz peças com tecido de folha de abacaxi para Chanel

Da Redação

07/09/2021 13h06

Extração de fibras de folhas de abacaxi.

A estilista espanhola Carmen Hijosa, aos 69 anos, trocou o momento em que poderia estar aproveitando sua aposentadoria para investir no seu trabalho inovador. Carmen criou um tecido parecido com couro a partir de fibras de folhas de abacaxi. Hijosa está trabalhando nisso há 12 anos, mas passou toda a sua vida no mundo da moda.

Carmen Hijosa.

Sua empresa, Piñatex, trabalhou com mais de 3 mil marcas em todo o mundo, incluindo Hugo Boss, Chanel, Mango e Ecoalf. Em 2016, quando lançou seu primeiro protótipo, obteve um lucro de US$ 363.000. Desde então, a empresa dobrou seus lucros ano após ano com o novo tecido.

Sandálias feitas com fibras de folhas de abacaxi.

No final dos anos 90, Carmen começou a trabalhar no Centro de Design das Filipinas, e lá entrou em contato com fazendeiros, conversou com tecelões e então começou a aprender sobre as propriedades das folhas de abacaxi.

Coleta de folhas nas Filipinas.

Carmen notou que as fibras são finas, mas fortes e flexíveis, então poderia fazer uma malha com elas. Depois de muito estudo, chegou ao produto final em 2016 que hoje é usado por muitas grifes famosas.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.