Topo

5 cidades e vilas subaquáticas para visitar

Da Redação

11/09/2021 03h34

Embora existam poucas ruínas aquáticas que poderiam se comparar a Alexandria, a antiga cidade egípcia tão danificada por terremotos que grande parte de seu porto acabou submerso no mar, existem outros lugares em todo o mundo onde é possível encontrar cidades subaquáticas.

Confira 5 cidades e vilas subaquáticas para visitar:

Shicheng, China

Abaixo das águas do Lago Qiandao, na China, existem ruínas de cidades que costumavam fazer parte de duas regiões chamadas Chun'an e Sui'an. As cidades ficaram submersas em 1957, quando o governo da época decidiu construir uma hidrelétrica na área, segundo a National Geographic. Hoje o local deixou de produzir energia e é mais um destino turístico.

 "Se baixássemos o nível da água em cerca de 30 metros, você não conseguiria apenas ver a cidade submersa; Shicheng seria o equivalente a uma nova Machu Picchu", disse um funcionário local de Hangzhou à National Geographic .

Kalyazin, Rússia

Conhecimentos sobre mergulho não são necessários para explorar as ruínas de Kalyazin na Rússia, já que sua catedral se eleva bem acima da água. Em 1940, grande parte da cidade ficou submersa devido à construção do reservatório de Úglich.

Port Royal, Jamaica

Como uma das regiões mais antigas da Jamaica, o país considera o porto como parte de seu patrimônio, mas ele está parcialmente submerso no mar. Durante o século 17, Port Royal serviu como sede do governo britânico na Jamaica. Em 1962, a cidade foi submersa por um tsunami.

Pavlopetri, Grécia

Localizada na costa sul da Lacônia, na Grécia, esta é considerada a cidade subaquática mais antiga da história. A inundação da cidade ocorreu há cerca de 5.000 anos. O local é uma cidade quase completa, com ruas, edifícios e jardins.

Sant Romà de Sau, Espanha

Na região de Osona, na Catalunha, existe uma aldeia chamada San Romà de Sau, totalmente submersa pela água. A torre sineira da igreja de San Romà de Sau emerge da água quando o reservatório não está em plena capacidade. Quando a água está baixa, é possível visitar as ruínas que ficam totalmente expostas.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.