Topo

As controversas pulseiras de diamantes de Maria Antonieta serão leiloadas

Da Redação

26/09/2021 15h25

Pulseiras de diamantes pertencentes à Maria Antonieta.

Um conjunto de pulseiras de diamantes pertencentes à Maria Antonieta, última rainha da França, será o destaque e o lote de abertura do leilão "Joias Magníficas" organizado pela casa de leilões Christie's em 9 de novembro em Genebra. Estima-se que as pulseiras alcancem entre US$2 milhões e US$4 milhões.

Pulseiras de diamantes pertencentes à Maria Antonieta.

Totalizando 112 pedras lapidadas, incrustadas em ouro e prata, estima-se que as pulseiras pesem entre 140 e 170 quilates. Ainda na sua caixa original, que traz etiquetas manuscritas e referências de inventário dos descendentes da rainha, estas joias são objetos raros e muito cobiçados, embora tenham sido um marco decadente na história da rainha.

Maria Antonieta.

Compradas em 1776 aos joalheiros da corte parisiense Boehmer et Bassenge por 250.000 libras, e pagas em pedras preciosas com fundos recebidos por Luís XVI (conforme atestado nos documentos pessoais do rei), as pulseiras foram enviadas para o cofre de um ex-embaixador do Império Austríaco, país de nascimento de Maria Antonieta. Mais tarde, surgiram em um inventário feito por um sobrinho da rainha, o imperador Francisco II da Áustria, após a execução da rainha em 1793.

Maria Teresa Carlota de França.

Sabe-se que passaram pelas mãos de Madame Royale, a filha de Maria Antonieta, Maria Teresa Carlota de França, que as usou num retrato em 1816. Após a sua morte, em 1851, as pulseiras foram passadas para as suas sobrinhas e sobrinhos, e por fim para a família do Duque de Parma.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.