Topo

Around América - Big Sur e San Simeon

Da Redação

02/10/2021 14h39

O Big Sur está  no topo da lista de lugares imperdíveis para conhecer nos Estados Unidos ou, melhor dizendo, do mundo. Uma conhecida frase representa perfeitamente o lugar: "Big Sur em si é mais um estado de espírito do que um lugar que você pode apontar no mapa". Essa viagem de carro é simplesmente imperdível e deslumbrante.

Big Sur.

Big Sur é um trecho acidentado da costa central da Califórnia entre Carmel e San Simeon, na metade do caminho entre Los Angeles e San Francisco. Esta área é conhecida pelas curvas sinuosas, falésias à beira-mar e vistas do litoral frequentemente enevoado, parte da Highway 1, ou Pacific Coast Highway, estrada que corta toda a região costeira local. Hoje vamos falar um pouco sobre San Simeon.

Hearst Castle.

San Simeon é o lar do mundialmente famoso Hearst Castle, construído por William  Randolph Hearst, um empresário americano e editor de jornal conhecido por desenvolver a maior rede de jornais e empresa de mídia do país, a Hearst Communications. Seus métodos extravagantes de jornalismo amarelo influenciaram a mídia popular do país, enfatizando o sensacionalismo. Hearst entrou no mercado editorial em 1887 com Mitchell Trubitt, depois de receber o controle do The San Francisco Examiner por seu pai rico, o senador George Hearst.

William Randolph em sua biblioteca em 1933.

William Randolph Hearst começou a construir a propriedade fabulosa em sua fazenda com vista para a vila de San Simeon entre 1919 e 1947, com apenas um objetivo: mostrar ao mundo seu poder e sua fortuna. Para o projeto, ele escolheu a arquiteta Julia Morgan, que foi a primeira arquiteta formada pela universidade estadual da Califórnia, e também estudou na École des Beaux-Arts de Paris. 

Julia Morgan.

Morgan e Hearst trabalharam juntos escolhendo a maior parte das obras de do castelo, desde esculturas do Egito a colunas de Roma, tetos com afrescos da Espanha e de outros países da Europa. Na época da construção, a Europa passou por duas guerras entre o começo e o fim da construção da propriedade, e eles faziam aquisições a preços inacreditáveis. Para que estas maravilhas chegassem até a propriedade, Hearst construiu um píer em San Simeon para facilitar a chegada dos navios.

Jardim do Hearst Castle.

Capa do filme "Cidadão Kane".

Ele chamou a propriedade de 'La Cuesta Encantada'. O complexo no topo da colina incluía um edifício principal com duas torres, três casas de hóspedes suntuosas e 127 acres de jardins, fontes e piscinas. Para construir sua grande mansão, o magnata que estrelou o famoso filme de Orson Welles, "Cidadão Kane", usou o terreno de uma fazenda que seu pai havia comprado originalmente em 1865. 

Piscina do Hearst Castle.

A obra foi interrompida em 1947 devido às inúmeras alterações que o próprio Hearst fazia durante a construção, como por exemplo a grande piscina de estilo romano que foi construída 3 vezes até chegar no resultado que William Randolph queria. A piscina tem 776.000 litros de água, com uma profundidade de 3 metros. Em 1947, Hearst teve que deixar o local por causa de sua saúde frágil, mas a propriedade ainda estava inacabada. Pode parecer estranho, mas a obra nunca foi totalmente finalizada. Ao percorrer o exterior da propriedade, temos a impressão de que algo falta. 

Hospedes no Hearst Castle, o famoso fotografo Martin Munkácsi (em pé esquerda), Carme Snow, editora da Haper's Bazar (sentada esquerda) e Charlie Chaplin.

Nos anos 1990, uma estrutura de ferro anti-terremoto foi adicionada à estrutura original, e desde então nenhuma outra grande alteração foi encomendada. Nos tempos áureos de Hearst, ele hospedava os melhores amigos como Clark Gable, Charlie Chaplin e Winston Churchill.

Sala de jantar.

Uma curiosidade interessante: William Randolph sempre exigiu que o k​​etchup e a mostarda fossem colocadas na sala de jantar nos vidros originais, porque lhe lembrava a infância.

 

 

 Por: Nádia Guimarães

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.