Topo

Jejum intermitente é saudável? - Dr. Claudio Mutti responde

Da Redação

13/10/2021 18h14

O jejum intermitente é um plano alimentar que consiste em intercalar períodos de alimentação com períodos de jejum para emagrecer. A prática se tornou popular entre as celebridades e tem atraído cada vez mais seguidores ao redor do mundo. Entre as diversas maneiras de se fazer o jejum intermitente, permanece uma dúvida: é saudável e seguro? O Dr. Claudio Mutti, especialista em longevidade, respondeu essa questão.

O Dr. Claudio explica que o jejum é uma prática boa para o corpo, mas ele deve ser bem planejado seguindo o ciclo circadiano, ou seja, o nosso "relógio biológico" que diz ao corpo como devemos acordar com a luz do sol e dormir na ausência dela. Por isso, não é correto ficar sem comer o dia todo, mas sim jejuar à noite. Durante o dia, a energia do corpo é gasta, já quando o sol cai, a função dos órgãos se torna mais fraca, então toda a energia é guardada em forma de gordura.

Amaury Jr. e Dr. Claudio Mutti.

A sugestão do Dr. Claudio para quem quer inserir o jejum intermitente no plano alimentar é jantar mais cedo, em torno de 19h, e não comer mais nada até o dia seguinte, onde o café da manhã pode ser feito às 9h. O jejum também é bom no sentido de purificação. Quando o corpo percebe que precisa de energia, ele pega da gordura, e depois de células e de tecidos ruins que podem virar uma doença no futuro.

Todo jejum deve ser feito com cuidado para que sejam retirados os nutrientes corretos dos alimentos, caso contrário, o corpo fica pobre em nutrientes e o resultado é a diminuição da testosterona, redução do metabolismo e outros fatores que irão fazer o indivíduo comer muito depois do jejum.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.