Topo

Around América - Astoria

Da Redação

23/10/2021 19h03

Ponte Astoria-Megler.

Astoria é uma cidade portuária e a mais antiga do estado de Oregon, localizada na costa sul do rio Columbia, que deságua no Oceano Pacífico. A história da cidade começa em John Jacob Astor, um investidor e empresário de Nova York que fundou a American Fur Company, que atuava no comércio de peles. Anos depois, ele fundou a Fort Astoria, estabelecendo assim um monopólio no comércio de peles no início do século XIX.

Casa do filme "Os Goonies".

A cidade de Astoria se tornou muito conhecida através do filme "Os Goonies", de Steven Spielberg. No longa, crianças que moram no bairro "Goon Docks" de Astoria tentam salvar suas casas da execução hipotecária e, ao fazer isso, descobrem um antigo mapa do tesouro que os leva a uma aventura para desenterrar a fortuna de One-Eyed Willy, um lendário pirata do século 17. Durante a aventura, eles são perseguidos por uma família de criminosos que querem o tesouro. O filme "Um Tira no Jardim de Infância", de 1990, também teve a cidade como cenário e foi filmado na Astoria Elementary School.

Coluna Astoria

Um grande marco do local é a coluna Astoria, que é ilustrada com imagens da descoberta do rio Columbia, inspirada na coluna de Trajano em Roma. Construída em 1926, ela está localizada em um parque arborizado no topo da colina mais alta da cidade, e para os aventureiros dispostos a subir 164 degraus até o topo, a vista dos rios, baía, floresta, montanhas e oceano é espetacular.

A Ponte Astoria-Megler sobre o Rio Columbia, que faz divisa entre os estados de Washington e Oregon, é a ponte de treliça contínua mais longa da América do Norte (6.546 metros) e é a ponte mais longa neste estilo no mundo. Uma curiosidade sobre Astoria é que, apesar de ser uma cidade grande, é possível encontrar alguns cervos caminhando em certos bairros. Também é importante estar preparado para encarar o clima chuvoso da cidade.

 

 Por: Nádia Guimarães

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.