Topo

Você sabia? - 5 fatos curiosos sobre a Torre de Pisa

Da Redação

25/10/2021 13h51

A Torre de Pisa, na Itália, fascina turistas de todo o mundo que viajam até a Piazza del Duomo para tirar as clássicas fotos criando a ilusão de ótica de apoiar o edifício inclinado. 

Confira 5 fatos curiosos sobre a Torre de Pisa:

Foi construída entre 1173 e 1399

A Torre de Pisa foi construída para cumprir os rituais do catolicismo medieval. Com oito andares e 207 colunas de mármore, a estrutura tem 56,67 metros e contém 251 degraus que levam ao topo por meio de escadas em espiral. Embora qualquer projeto de construção dessa magnitude leve tempo, guerras repetidas interromperam a construção da torre. 

O Batistério de Pisa (à esquerda) e a Catedral de Pisa (no meio), parte do Campo dei Miracoli.

A torre faz parte do Campo dei Miracoli

Na época medieval, a Itália unificada não existia. Pisa era uma cidade-estado que disputava o poder com seus vizinhos. Após uma expedição militar bem-sucedida, Pisa decidiu construir uma magnífica catedral conhecida como Duomo di Pisa. O conjunto de edifícios foi construído em mármore e contém um batistério e um cemitério, além da catedral. O campanário (torre do sino) desde então se tornou o edifício mais famoso do complexo por sua inclinação dramática.

Tem se inclinado por mais de 800 anos

Muitas pessoas presumem que a Torre de Pisa se inclina devido à idade. No entanto, a torre começou a se inclinar já em 1178 – quando apenas três andares haviam sido construídos. Infelizmente, a escolha do local teve algo a ver com isso. Estava ancorado em solo argiloso e arenoso, o que não era ideal para uma estrutura de 14 toneladas.

Tem sete sinos

Como torre sineira da catedral, a estrutura ainda cumpre sua função milenar. Os sete sinos estão empoleirados no topo da torre. O mais antigo foi fundido em 1262 e o mais recente foi reformado em 2004. 

Restauração da Torre de Pisa.

A torre foi estabilizada e a inclinação parcialmente corrigida na década de 1990

Pode-se dizer que a Torre de Pisa está caindo muito lentamente. Ao longo dos anos, muitos ajustes foram feitos para garantir que a torre não desabasse completamente. De 1990 a 2001, o monumento foi fechado para visitantes enquanto reformas para estabilização estavam em andamento. Setenta toneladas de sujeira foram removidas de baixo do lado mais alto da torre. Quando o trabalho foi finalizado, foi endireitado em quase 45 centímetros. Não se espera que a torre precise de mais estabilização por mais algumas centenas de anos.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.