A vida aos 22 - David Bowie
Se David Bowie não tivesse assistido ao filme "2001 – Uma Odisseia no Espaço", provavelmente não teria escrito uma música aos 22 anos que mudou sua vida para sempre. O prodígio musical que cresceu tocando saxofone, guitarra e piano se interessou por muitos estilos musicais, incluindo blues, folk e rock, mas não teve sorte em deixar sua marca no início dos anos 1960. Ele até mudou seu nome para aumentar suas chances. Nascido David Jones, ele tinha medo de ser confundido com Davy Jones, o vocalista dos Monkees. Em 1966, ele escolheu o sobrenome Bowie inspirado em uma faca de caça.
Em 1967, David quase teve sua chance quando foi contratado por uma gravadora para um álbum solo, mas, infelizmente, as vendas não foram boas e ele foi demitido. Frustrado por uma série de falsos começos, o artista abandonou a música completamente e se retirou para um monastério budista na Escócia, onde estudou para se tornar um monge com o guru Chime Yong Dong Rinpoche, que depois de alguns meses de estudo o aconselhou a voltar para a música.
Bowie voltou a Londres, mas desta vez com uma nova visão artística: ele queria ser um mímico. Ele se juntou à famosa trupe de mímica de Lindsay Kemp e aprendeu a arte. Ele gostou tanto que, em 1968, formou sua própria empresa experimental de mídia mista, The Feathers. Aqui, Bowie não apenas imitou, mas também pintou, atuou, dançou, cantou e escreveu peças. Mais uma vez, o sucesso o iludiu. The Feathers atraiu um público muito pequeno e o grupo acabou se separando.
Poucas semanas antes de seu 22º aniversário, David assistiu "2001 – Uma Odisseia no Espaço" e o filme o inspirou a compor "Space Oddity". Sua então namorada e futura esposa, Angela Barnett, convenceu um amigo da Mercury Records a ouvir a música. Com a NASA planejando enviar um homem à lua naquele verão, Mercury decidiu que "Space Oddity" era perfeito para a época. O single foi lançado um pouco antes de 20 de julho de 1969, o pouso na lua, e a BBC até mesmo colocou a música no ar durante a cobertura do evento histórico. Quando "Space Oddity" atingiu a quinta posição nas paradas britânicas, Mercury queria um álbum completo, e a continuação dessa história trouxe os grandes sucessos de David Bowie que todos conhecemos.
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br