Topo

DeLorean - Há 40 anos voltando para o futuro

Da Redação

29/11/2021 16h31

Lançado em 1981, o DeLorean não tinha muito ao seu favor para ser um sucesso, e quase não foi, mas o filme "De Volta Para o Futuro" tornou o carro um dos modelos mais famosos de todos os tempos.

DeLorean no filme "De Volta Para o Futuro".

O criador do automóvel, John DeLorean, traçou sua vida profissional na indústria automobilística desde cedo: trabalhou na Chrysler, na Packard e na General Motors, onde entrou em 1956 e fez carreira até chegar à vice-presidência. Em 1973, deixou a GM para criar a sua própria companhia, a DeLorean Motor Company (DMC). Reunindo investidores de todo o mundo, John planejou a construção do famoso modelo com portas "asa de gaivota". O design foi feito pelo italiano Giorgetto Giugiaro e, esteticamente, foi um sucesso, mas os problemas começaram.

John DeLorean.

Uma das questões foi a motorização. O motor colocado inicialmente não fornecia potência suficiente para a carroçaria que se revelou bastante pesada, então ele precisou ser substituído por um motor mais potente, mas também mais pesado. Como resultado, DeLorean continuava lento no arranque, o que não combinava com seu design inovador. Anos depois, em "De Volta Para o Futuro", o carro precisava atingir 88 milhas por hora (140 km/h) para viajar no tempo, enquanto na vida real, chegar a essa velocidade era mesmo um problema. 

DeLorean.

Em 1981, John previa vender 12 mil carros por ano, mas conseguiu produzir 7 mil e vender 3 mil. Em 1982, outras 2 mil unidades se juntaram ao estoque, e apesar das promoções, poucos modelos foram vendidos. 40 anos depois, estima-se que existam cerca de 6.500 DeLoreans em circulação, o que o torna um carro para colecionadores. 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.