Topo

Baljenac - A famosa 'Ilha das Impressões Digitais' na Croácia

Da Redação

07/12/2021 16h09

Localizada na costa da Croácia, no Mar Adriático, Baljenac é uma pequena ilha coberta por uma série de paredes de pedra seca que a fazem parecer uma impressão digital gigante quando vista de cima. 

Com 23 quilômetros de extensão, as paredes parecem um grande labirinto, mas na verdade são baixas e foram projetadas exclusivamente para tornar a agricultura mais fácil. O terreno rochoso e os ventos fortes não são exatamente ideais para o cultivo de plantas, então os habitantes da ilha vizinha de Kaprije construíram essas paredes de pedra para separar suas plantações e oferecer-lhes alguma proteção. 

A ilha desabitada tem uma superfície de apenas 0,14 quilômetros quadrados, mas possui 23 quilômetros de paredes criadas pelo empilhamento de pedras umas sobre as outras. Acredita-se que a maior parte da rede de paredes de pedra tenha sido erguida durante o século 19, mas alguns pesquisadores datam do século 16 ou 17.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.