Topo

Imagem secreta é encontrada dentro de pintura de US$ 40 milhões Botticelli

Da Redação

16/01/2022 16h21

Pintura 'Man of Sorrows'. (Foto: Sotheby's)

A pintura "Man of Sorrows" do artista italiano Sandro Botticelli, datada de aproximadamente 1500, foi escondida dos olhos do público por centenas de anos. A pintura está em mãos privadas desde o século 19, impedindo que seja estudada de perto por especialistas. Agora, a peça será leiloada em 27 de janeiro com um preço mínimo garantido de US$ 40 milhões.

O contorno vermelho em uma imagem de cabeça para baixo da pintura mostra a Virgem Maria e o Menino Jesus. (Foto: Sotheby's)

Enquanto estudava a obra, o vice-presidente sênior da casa de leilões Sotheby's Chris Apóstolo notou algo estranho: o que parecia ser o início de uma composição da Virgem Maria embalando a cabeça do menino Jesus junto à sua. Quando virado de cabeça para baixo e visto em infravermelho, os detalhes são ainda mais perceptíveis.

O rosto do Menino Jesus (girado na vertical para maior clareza) é visível na imagem infravermelha. (Foto: Sotheby's)

Um aspecto desconhecido de uma pintura, o chamado "desenho inferior", não é inédito, disse Chris. Na época, o material em que ele pintava, painel, era caro, então faz sentido que Botticelli não queira jogar a tela só porque abandonou o primeiro desenho, então simplesmente virou o painel e fez outra pintura.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.