Topo

Cientistas criam uma “bolha eterna” que durou mais de 1 ano sem estourar

Da Redação

16/02/2022 13h39

As bolhas são mais complexas cientificamente do que se imagina. Um novo estudo publicado na Physical Review Fluids sinaliza um marco emocionante na tecnologia de bolhas. Uma equipe da Universidade de Lille, na França, criou uma bolha a partir de um composto líquido que durou 465 dias antes de estourar.

As bolhas de sabão típicas raramente duram mais de um minuto ao ar livre. Um tipo de bolha mais resistente é conhecido como mármore de gás. Para estudar a longevidade desses mármores de gás, a equipe da Universidade de Lille criou dois tipos: um usando água como base, o outro usando água-glicerol. O glicerol é um composto encontrado no sabão que se liga bem às moléculas de água. As bolhas regulares estouraram rapidamente, mas a bolha de água e glicerol durou mais de um ano. Sua vida útil de 465 dias é um recorde mundial para qualquer bolha, ganhando o apelido de "bolha eterna". 

Bolha criada pela equipe da Universidade de Lille.

Essa tecnologia anti-evaporação pode ser útil na medicina, diz Leif Ristroph, professor da Universidade de Nova York. "Estou sonhando acordado aqui, mas posso imaginar que pode ser útil 'blindar' pequenas gotículas em aerossóis e sprays para fazê-las durar mais tempo no ar… Por exemplo, algum tipo de medicamento administrado por pulverização e respiração no aerossol", disse o professor.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.