Topo

Flávia Santos Lloyd - EUA estão em busca de profissionais qualificados

Da Redação

14/03/2022 14h07

A administração de Joe Biden está, devagarinho, estimulando algo que o seu antecessor lutava contra: imigração. E não é só discurso político. No dia 21 de janeiro de 2022, a Casa Branca anunciou procedimentos e esclarecimentos sobre políticas para atrair e reter profissionais estrangeiros nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (em inglês "STEM"). 

Para estudantes internacionais, os F-1, houve uma expansão na qualificação dos diplomas que se enquadram dentro do STEM. Vinte e dois diplomas novos estão nesta lista. Isso é relevante, pois os estudantes que completam estes cursos agora terão uma permissão de trabalho de até 36 meses. Para entender a relevância dessa mudança:  um estudante que se gradua em um curso que não é considerado STEM somente tem uma permissão de trabalho válida por 1 ano depois de completar o seu programa educacional. A razão da distinção é bem clara: há falta de profissionais qualificados no mercado.

Para os profissionais que já são formados, querem ser contratados rapidamente, e não querem depender da sorte da loteria do visto de trabalho H-1B, a Casa Branca e o Departamento de Imigração (United States Citizenship and Immigration Services) também criaram explicações adicionais detalhadas para o O-1A, o visto de habilidades extraordinárias, que também pode ser utilizado por profissionais nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Esse é um visto temporário e que tem validade de três anos, mas que abre a oportunidade de começar uma vida profissional nos EUA.

Finalmente, o governo também se posicionou sobre o EB-2 NIW, que é uma maneira do imigrante receber um green card pelo seu próprio mérito nas mencionadas acima, mas que também está disponível para empreendedores e outros profissionais. O objetivo é trazer pessoas qualificadas, que preencham os requisitos jurídicos, e que vão agregar para o país. Enquanto não houve uma mudança nas leis, o fato da Casa Branca sinalizar mudanças e o Departamento de Imigração publicar instruções detalhadas para os seus funcionários de como analisar esses processos, significa que os Estados Unidos está voltando à suas origens de motivar os estrangeiros a virem para os EUA para criarem a sua própria versão do sonho americano.

 

 

 Por: Dra. Flávia Santos Lloyd

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.