Topo

Em tempos de ansiedade, acupuntura é uma solução

Da Redação

05/05/2022 12h54

Dr. Jou Eel Jia.

Dr. Jou Eel Jia, médico formado em medicina ocidental, fundador e membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e introdutor da técnica de Coaching Holístico no Brasil, responde perguntas dos telespectadores do Programa Amaury Jr. enviadas através do site da RedeTV!. Confira:

1- Como se aprende a meditar? Quais os benefícios da meditação?

Controlando o ritmo respiratório. A meditação melhora o sistema imunológico e pode melhorar as doenças psicossomáticas. No site drjou.com.br tem um curso de meditação com 5 aulas completas.

2- Explique, por favor, como funciona o manejo e localização das agulhas no corpo. Existem protocolos para doenças específicas?

Temos os pontos de acupuntura específicos no corpo e as escolhas dos pontos e do manejo e técnica de inserção a serem utilizadas irá depender do tratamento específico para cada paciente. Na Medicina Tradicional Chinesa não temos protocolos específicos e sim tratamentos específicos para cada paciente que serão determinados pela síndrome energética apresentada em cada caso.

3- As doenças de Parkinson e Alzheimer têm algum suporte com a acupuntura?

Sim, através de equilíbrio energético podemos ter desde um retardo na progressão da doença até em alguns casos uma melhora do quadro.

4- A acupuntura é recomendada para crianças?

Sim, inclusive a resposta em crianças é mais rápida do que em adultos.

5- E para os animais ?

Também é uma ótima alternativa de tratamento e a resposta em animais é ótima.

6- Seus métodos tratam da obesidade ?

Sim! A Medicina tradicional Chinesa trata as síndromes energéticas causadoras da obesidade.

7- Nosso próprio pensamento é considerado por muitos a última fronteira da ciência. Como administrar o pensamento para que não seja nocivo ?

A meditação é uma ferramenta muito importante para isso, desenvolvi também o coaching holístico que ajuda a entender e a trabalhar a origem desses pensamentos, e com isso conseguir ressignificar e cortar esse mal pela raiz. A acupuntura também é um forte aliado nesse trabalho ajudando a controlar o emocional.

8- Essa obsessão pelas redes sociais, a dependência de celulares, seria reversível com seus tratamentos?

A acupuntura auxilia nos tratamentos de vícios e compulsões, inclusive esse causado pelas mídias sociais.

9- "Acho que sofro de alguma coisa que me compromete". Não é esquecimento, são lapsos que se repetem, como esquecer as chaves do carro. Esqueço-me de coisas que devo fazer agora, tão concentrado a gente fica no que está por vir.

Esses lapso é um dispersão de memória causado pelo estresse, neurocientistas chamam de "sequestro emocional" resultante do transtorno de ansiedade.

10- Como são os seus cursos complementares com a acupuntura?

Tenho cursos de meditação, de formação em coaching holístico, além do curso de formação em acupuntura para médicos.

11- O senhor tem cursos on-line? Moro em Recife e gostaria muito de fazê-los.

Sim, tenho curso de meditação e de coaching holístico que inclusive começou recentemente em abril, ainda dá tempo de se inscrever.

12- Quais os tipos de ervas recomendadas pelo senhor para o tratamento de ansiedade?

Temos diversos tipos de ansiedade, por isso temos que fazer um diagnóstico mais preciso antes de prescrevermos as ervas. Mas temos algumas de conhecimento geral que ajudam a diminuir a ansiedade como maracujá, melissa e mulungu.

13 – Sua formação inclui escolas chinesas com protocolos milenares. Há sempre novas descobertas nessa intricada medicina?

A Medicina Tradicional Chinesa é uma medicina milenar cujo diagnóstico é feito baseado em síndromes. O que temos são doenças que foram descobertas recentemente, mas que os sintomas já eram enquadrados nessas síndromes descritas a séculos. Então pela visão da MTC não temos essas novas descobertas, apenas maneiras mais modernas e científicas de explicar como a acupuntura atua no corpo.

14- Cultivar expectativas irrealizáveis é estimulante ou devemos driblá-las?

Cultivar expectativas irrealizáveis é sofrimento, devemos manter o foco e o pé no chão.

15- Existe algum chá que cura a insônia?

Temos diversos tipos de insônia, então temos que saber qual o seu tipo. Mas um dos grandes vilões da insônia é a ansiedade.

16- Tenho 101 anos e assisti sua entrevista. Quero continuar com este
bem estar. Com acupuntura posso aumentar minha imunidade e assim continuar com essa situação de privilégio que Deus me deu?

Com certeza, a acupuntura aumenta a imunidade e a vitalidade possibilitando uma vida com mais qualidade e bem estar.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.