Topo

Livro "Mesa Brasileira" é lançado em Santa Catarina

Da Redação

10/06/2022 11h22

Claudia Matarazzo e Renata Kauling. (Foto: Guma Miranda/Divulgação)

Na última terça-feira (07), o hall da AJRealty, no Balneário Shopping, foi palco para o lançamento do livro "Mesa Brasileira: guia para servir e degustar nossa comida regional", escrito pela jornalista, escritora e apresentadora Claudia Matarazzo em parceria com a empresária catarinense Renata Kauling. A obra é uma viagem pela culinária nacional, mas também aborda o tema etiqueta à mesa.

(Foto: Guma Miranda/Divulgação)

Muito além de um livro de receitas, Claudia e Renata buscaram contextualizar cada prato e contaram com a ajuda essencial do chef, professor e pesquisador Carlos Manoel Almeida Ribeiro. Pelas páginas, o leitor viaja no tempo, com histórias do período colonial e do Império, com curiosidades sobre o que se comia na época. Ao aterrissar na atualidade, a obra apresenta os itens que compõem os pratos de cada região do Brasil, com participação de chefs renomados que representam as regiões e ainda compartilham sugestão de cardápio. 

Elisângela Cardozo, Claudia Matarazzo, Renata Kauling e Fábio Quintana. (Foto: Guma Miranda/Divulgação)

Para Claudia Matarazzo, conhecedora e degustadora da culinária brasileira, a construção do livro foi uma surpresa, pois trouxe a história dos ingredientes e como eles foram incorporados aos nossos pratos. "Ao reunir tantos ingredientes nesta pesquisa, observamos a diversidade e a riqueza que o nosso país oferece, principalmente na região norte. Mas o Sul também se destaca, pois conseguiu unir as influências alemã e italiana e dar aquele toque brasileiro", pontuou.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.