Topo

Museu da Imigração inaugura exposição de bonecos japoneses

Da Redação

25/07/2022 17h34

Em parceria com a Fundação Japão, o Museu da Imigração (MI) inaugurará a exposição temporária NINGYŌ: Arte e Beleza dos Bonecos Japoneses no dia 27 de julho. A produção permanecerá em cartaz até 18 de setembro. Em tradução literal, Ningyō significa "forma humana" e é parte indispensável da cultura do Japão. Com o objetivo de oferecer uma introdução detalhada sobre essa tradição de mais de 200 anos, a mostra apresentará desde Katashiro e Amagatsu, considerados os arquétipos de bonecos no Japão, até os exemplares locais, que refletem o clima e as histórias de todo o país. 

(Foto: Divulgação)

Ao todo, estarão expostos 67 modelos, selecionados e divididos em quatro seções: "Ningyō como forma de oração pelo crescimento das crianças"; "Ningyō como obra de arte"; "Ningyō como arte folclórica" e "Disseminação da cultura Ningyō". Desta forma, o público será apresentado às diversas referências dessas réplicas do humano em vários momentos da história do Japão, desde a corte imperial até a vida de pessoas comuns em tempos atuais. Assim, os visitantes terão a dimensão do impacto dessa produção artística na vida cotidiana da população de tal nacionalidade, bem como da ampla variedade de bonecos japoneses e, a partir de cada uma das quatro perspectivas, entender os principais tipos e culturas por trás dessa antiga tradição.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.