Aplicar para o visto O estando nos Estados Unidos ou no exterior
Se você estiver nos Estados Unidos e decidir mudar seu status do seu visto atual para o visto O, você precisará preencher os formulários apropriados, apresentar todas as evidências necessárias e apresentar a petição junto com as taxas da imigração. Se você estiver nos Estados Unidos e pretender ficar até que o caso seja decidido, você pode fazer dessa forma, informando na petição. Depois de apresentar a petição, você precisará ficar nos EUA até sair a decisão. Se durante o período que espera a resposta você precisar sair do país, seu pedido será automaticamente cancelado e precisará reaplicar enquanto estiver no exterior, fazendo todo o processo novamente.
Se o seu caso for aprovado, receberá uma carta de aprovação e poderá usar essa carta para aplicar para o cartão do seguro social (social security card). A carta de aprovação é a prova de autorização de trabalho do seu visto O. Não há necessidade de sair dos Estados Unidos para validar o visto O. Mas, se precisar viajar para fora dos EUA, terá que preencher o formulário DS-160 online para marcar uma entrevista no consulado e ter o visto emitido no seu passaporte, para que possa retornar para os Estados Unidos. Esse processo é separado da aplicação do visto O, feito nos Estados Unidos.
Estando fora dos E.U.A., caso você queira aplicar para o visto O, ainda precisará apresentar uma petição com os formulários apropriados, todas as evidências necessárias e pagar as taxas. Se o caso for aprovado, você poderá fazer o formulário DS-160 online e marcar a entrevista no consulado para ter o visto emitido no seu passaporte. Uma vez recebendo o visto, você poderá viajar para os Estados Unidos. Dependendo do seu país de origem, alguns vistos podem ser para um período mais curto. Embora a carta de aprovação possa valer por três anos, o visto em si pode ser por um período menor. Se você precisar viajar durante a duração do visto O, existe a possibilidade de precisar marcar mais de uma entrevista para ter um novo visto emitido no seu passaporte.
Este pode ser um processo confuso e ter a ajuda de um advogado de imigração é recomendado. Fique à vontade para contatar nosso escritório, se achar que pode ser elegível para esse tipo de visto.
Por: Dra. Flávia Santos Lloyd
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br