Flávia Santos Lloyd - Visto P para atletas
Que opção os atletas têm para vir aos Estados Unidos para competir e treinar por uma longa temporada?
Se você me perguntasse qual atleta eu mais admiro, minha resposta seria Katherine Switzer, sem pensar duas vezes. Por quê? Duas razões. Primeiro, ela é atleta e corredora de longa distância. Os corredores de longa distância têm a particularidade de competir contra si mesmos e não contra outros corredores. O objetivo final de um corredor de longa distância é bater o seu próprio tempo de corridas anteriores.
Segundo, ela foi a primeira mulher a correr uma maratona oficial, a Maratona de Boston em 1967. Uma grande conquista se levar em consideração que as mulheres eram proibidas de correr a maratona oficial naquela época. Devo confessar que sua história me inspirou a correr corridas de longa distância e me levou a admirar o trabalho e a dedicação que os atletas colocam em sua busca pela vitória.
Nessa busca, os atletas devem viajar frequentemente para os Estados Unidos, a Meca de dezenas de esportes, para participar em renomadas competições. Aqui, a pergunta se torna lógica e óbvia: como um atleta pode entrar nos Estados Unidos para competir e treinar por uma longa temporada? Uma das opções é o 'Visto P para Atletas'.
A principal condição para obter um Visto P como atleta individual é o "reconhecimento internacional" e a forma de comprovar tal situação é apresentar pelo menos dois dos seguintes documentos:
1) Evidência de participação significativa em uma temporada anterior, em uma grande liga esportiva dos Estados Unidos;
2) Evidência de participação em competição internacional com uma equipe nacional;
3) Evidência de participação significativa em uma temporada anterior em competição intercolegial de faculdade ou universidade dos Estados Unidos;
4) Uma carta emitida pelo órgão oficial do esporte explicando como o atleta é reconhecido internacionalmente;
5) Artigos sobre o atleta publicados na mídia esportiva ou especialistas do esporte explicando detalhadamente como o atleta é reconhecido internacionalmente;
6) Documentos que comprovem que o ranking internacional do atleta;
7) Documentos que comprovem que o atleta foi reconhecido ou recebeu premiação relevante na área.
Suponha que um atleta apresente pelo menos dois dos documentos acima. Nesse caso, o atleta provavelmente receberá um visto P por até 5 anos. A regulamentação atual permite a renovação do Visto P por um período máximo de 5 anos.
Finalmente, o Santos Lloyd Law Firm obteve vistos P para inúmeros atletas em diversos esportes, incluindo Jiu-Jitsu (todas as divisões), MMA, capoeira, kickboxing, pôquer e stand up paddle, entre outras disciplinas.
Este blog não se destina a ser um aconselhamento jurídico e nada aqui deve ser interpretado como estabelecimento de uma relação cliente-advogado. Por favor, agende uma consulta com um advogado de imigração, antes de agir baseado em qualquer informação lida neste blog.
Por: Dra. Flávia Santos Lloyd
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br