Topo

Dr. Jou Eel Jia - A cura além dos remédios

Da Redação

06/12/2022 13h35

Por Dr. Jou Eel Jia. 

Formado em medicina ocidental e membro da Academia Chinesa no Brasil.

Dr. Jou Eel Jia.

A medicina ocidental condiciona a maior parte das pessoas a acreditar apenas nos remédios como instrumento para curar as doenças. E, sem desprezar os medicamentos, nós estamos propondo uma maneira mais ampla e humana de abordar o assunto. Se você foi acometido por uma doença, o primeiro passo é buscar ajuda na medicina complementar, a qual muitos chamam de medicina alternativa, que traz um outro conceito e, consequentemente, uma outra visão da questão. Não existe uma fórmula mágica para isso. O que existe é, por exemplo, um aconselhamento, como o oferecido pelo Coaching Holístico, que de início ajuda o indivíduo a se entender melhor, para então compreender seus processos internos. Ele pode também começar a realizar práticas como meditação ou lien chi (uma sequência de exercícios chineses). Essas são ferramentas que o ajudam a olhar dentro de si, em contraposição ao olhar mais comum, que é direcionado para fora. Esse é o primeiro passo e o mais importante de todos. Quando começamos a trilhar esse caminho, podemos nos deparar com bloqueadores – e eles são muitos -, que surgem quando temos um desequilíbrio na nossa postura, na nossa fisiologia, muitas vezes resultante de conflitos emocionais mal resolvidos. Esses bloqueadores são como cadeados que usamos como uma forma de proteção, mas cuja chave acabamos perdendo com o passar dos anos.

Buscar equilíbrio é, em outras palavras, restabelecer a livre circulação da energia no corpo. Quando temos um equilíbrio fisiológico, postural e psicológico harmonioso, evoluímos, vamos adquirindo consciência e uma outra maneira de ver o mundo. Os antigos já buscavam essa expansão da consciência de muitas maneiras, até mesmo através da ingestão de plantas chamadas alucinógenas, presentes em muitas culturas no mundo todo. Quando você está em um estado de desequi-librio, sua consciência vai "emperrando", ou seja, ocorre a estagnação de chi, a energia não flui, o que resulta em travamentos fisiológicos ou posturais. A partir daí começam a surgir as doenças.

Segundo a medicina tradicional chinesa, a doença está ligada à ignorância, e esta pode se manifestar sob várias formas, como, por exemplo, não ter hábitos de vida saudáveis ou não compreender as emoções. A ignorância é um dos maiores bloqueadores das nossas energias. A pessoa tem medo de ser criticada e por isso desenvolve um tipo de defesa extremamente racional, arma-se por todos os lados contra possíveis críticas. Dedica-se muitos anos aos estudos, faz mestrado e doutorado, num esforço tremendo para obter muitos títulos, apenas para esconder o medo da crítica, mas às vezes não consegue nem mesmo utilizar o conhecimento que adquiriu. Se lhe perguntam: "Quem é você?", ela responde: "Eu sou o(a) doutor(a) Fulano(a) de tal!". Esse exemplo mostra como cada pessoa desenvolve sua personalidade para processar sua relação com o mundo.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.