Topo

A vida aos 22 - Bob Marley

Da Redação

09/01/2023 13h04

Bob Marley cresceu na zona rural do norte da Jamaica. Quando seu pai abandonou a família quando Marley tinha 6 anos, sua mãe se mudou para Trenchtown, uma comunidade em Kingston. Ali ele conheceu o ritmo R&B e, ao lado dos amigos Neville "Bunny" Livingston e Peter McIntosh, sonhava em fazer música. Quando eram adolescentes, o trio formou uma banda chamada Wailers e tocava ska – uma combinação de R&B e mento, um som folk local, que estava ganhando popularidade graças à maior celebridade da ilha, Jimmy Cliff. The Wailers gravou dezenas de singles e teve algum sucesso nas estações locais.

Bob Marley.

Em 1963, a mãe de Marley mudou-se para Delaware com seu novo marido e implorou a seu filho que um dia se mudasse para os Estados Unidos com ela. Marley finalmente consentiu em dar uma chance à América do Norte em 1966 – mas não antes de se casar com sua namorada de longa data, Rita Anderson. Ele disse a ela que voltaria e pegou um avião no dia seguinte ao casamento. Marley trabalhou em diferentes áreas em Delaware: era assistente de laboratório na DuPont, um guarda de segurança e um trabalhador da linha de montagem da Chrysler. Mas ele rapidamente passou a não gostar do ritmo de vida nos Estados Unidos. "Tudo era muito rápido, muito barulhento, muito apressado", disse ele uma vez.

Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Linvigstone na década de 1960.

Introvertido, Marley não fazia novos amigos e passava todo o seu tempo livre dedilhando um violão e escrevendo letras. Com o dinheiro que estava guardando, ele sonhava em voltar para Kingston e abrir sua própria gravadora. Por volta de seu aniversário de 22 anos, Marley teve um sonho onde um homem se aproximava dele, dizendo que foi enviado por seu pai para lhe entregar um anel com uma joia incomum. O homem lhe deu o anel e disse: "isso é tudo que tenho para te dar".

Rita Anderson.

"Quando ele acordou, contou a sua mãe sobre isso. Espantada, ela recuperou o anel exato que ele havia descrito. Pertenceu a seu pai. Marley o colocou, mas rapidamente o removeu, dizendo que o deixava extremamente desconfortável. Enquanto Bob estava nos Estados Unidos, sua esposa, Rita, adotou o rastafarianismo, ou religião rastafári. Quando Marley, de 22 anos, finalmente voltou para a Jamaica, ele contou à esposa sobre o sonho que teve em Delaware e ela o incentivou a consultar um ancião rastafári sobre isso.

Bob Marley & The Wailers.

Marley seguiu o conselho da esposa. O ancião interpretou a visão como um teste de Deus para ver se Marley estava mais interessado em riqueza material ou realização espiritual. Marley recebeu várias interpretações do sonho ao longo dos anos, mas, de qualquer forma, ele adotou o rastafarianismo, criou dreadlocks, voltou para sua banda e começou a escrever canções que refletiam suas novas crenças. Bob Marley and the Wailers gravou por vários anos antes de lançar seu primeiro álbum 'Catch a Fire' em 1973. Dois anos depois, sua música "No Woman, No Cry" se tornou um sucesso em todo o mundo e fez de Marley um dos jamaicanos mais famosos da história. 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.