Topo

Você sabia? - Curiosidades Mona Lisa

Da Redação

23/02/2021 16h48

O seu tamanho surpreende

A Mona Lisa tem grande influência no mundo das artes, mas quem nunca viu a pintura de perto, se surpreende com o seu tamanho ao visitar o Museu do Louvre. A obra tem apenas 77 centímetros de altura e 53 centímetros de largura.

Ela tem admiradores românticos

A pintura recebe cartas de amor e flores diariamente, por isso, tem a sua própria caixa de correio.

Rosto misterioso

A expressão enigmática de Mona Lisa hipnotiza os visitantes do museu e tem sido objeto de estudo de historiadores que tentam desvendar as intenções de Leonardo da Vinci ao pintá-la. Muitos acreditam que a mulher foi desenhada sem pelos faciais, mas ela tinha sobrancelhas e cílios que foram desaparecendo com as marcas do tempo.

Rascunho escondido 

O cientista Pascal Cotte detectou traços de um esboço por baixo da Mona Lisa. O rascunho mostrou que o cabelo e a posição do rosto foram modificados. 

Não pode ser vendida

A Mona Lisa é um patrimônio francês e não pode ser vendida pois pertence ao público.

Viagens

Como convite da primeira-dama dos Estados Unidos, Jackie Kennedy, a obra já foi exposta no Metropolitan Museum, em Nova York e na National Gallery of Art, em Washington. Hoje isso não é mais permitido e a Mona Lisa não pode "viajar".

Picasso estava sob suspeita de roubo

Em 1911, a pintura foi roubada e Pablo Picasso participou da investigação como suspeito. O artista provou a sua inocência quando o ex-funcionário Vincenzo Peruggia foi descoberto depois de roubar discretamente a obra e só foi preso anos depois. 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.